MENU
Mais de 120 mulheres soltam a voz contra o câncer em Picada Café: “Vamos prevenir e se cuidar”
Por Administrador
Publicado em 14/10/2025 09:28
Novidades

Picada Café – O que uma mulher é capaz? De muita, muita coisa. Então imagina você mais de 120 mulheres juntas com um único objetivo: viver. Pois o viver foi e será sempre o único objetivo quando se fala de saúde. Mais de 120 mulheres arregaçaram as mangas, vestiram tênis e roupa rosa para chamar a atenção a importância do prevenir. Prevenir contra o câncer de mama e de tantas outras partes do corpo que são propícias a essa doença. Essa foi a II edição da Caminhada do Outubro Rosa, ação essa iniciada em 2024 pela cafeense Paula Brandão e que, ano após ano, tem conquistado novas vozes e iniciativas.

DE 40 PARA 122 MULHERES

A caminhada de sábado mostrou a união delas quando se fala de prevenção, de exemplo, de compaixão, de saúde, de vida. A segunda edição da Caminhada do Outubro Rosa mais que triplicou o número de participantes. Em 2024, explica Paula, foram 40 mulheres, já em 2025 esse número passou para 122. “Isso demostra que a causa, o cuidado com a saúde, da importância da prevenção, está acima de tudo. Foram 122 mulheres que se cuidam e inspiram outras a se cuidarem”, detalhou. A psicóloga Maira Ruppenthal Sornberger falou para as mulheres da importância do prevenir, de se cuidar, de praticar esportes. “Essa caminhada, essa prevenção, é em prol do bem estar de todas. Nenhuma de nós vai escolher as batalhas que enfrentará na vida. Mas podemos escolher a maneira de enfrentar, se cuidando”, descreveu. A vereadora Carina Adams fez todo o trajeto de 10km. Vestida de rosa, carregava água e a importância da ação e da união das mulheres. “Vejo essa união como algo muito bonito e importante. As mulheres juntas no outubro rosa mostram força, apoio e cuidado umas com as outras. Cada passo na caminhada é um gesto de esperança e luta contra o câncer de mama. É um momento de união e amor pelo bem de todas”, declarou. Paula e as demais organizadoras agradecem imensamente ao apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários de Picada Café e
Brigada Militar, além dos patrocinadores Mercado Compre Bem, Fink Supermercados e Sicredi Pioneira RS, registro de imagens áreas de Márcio Linck, psicóloga Maira Ruppenthal Sornberger e professora de Educação Física, Viviane Maldaner Hoffmann, pelo apoio na preparação da caminhada.

A emoção de quem fez por si e pela amiga

Ao todo 122 mulheres participaram da caminhada de sábado. Para sete delas, a atividade foi ainda mais emocionante e especial. Moradoras da localidade do Lichtenthal, elas carregaram cartazes onde mandaram forças, carinho e a certeza que a luta é de todas para uma amiga que enfrenta o câncer. “Lise – Estamos aqui por ti e por todas nós”, dizia o cartaz. Lise é uma moradora da localidade que esse ano, em julho, descobriu o câncer e, com muita luta, fé e esperança, vence a doença a cada dia. “Ela, a Lise (Lise Luiza Laux) está nessa luta atualmente e para nós foi a maneira encontrada de demostrar todo nosso carinho e a certeza que estamos juntos nessa batalha. Como diz o cartaz, a luta do outubro rosa é por todas e por nós”, detalhou Lidia Kohl, amiga que participou da caminhada e da homenagem.

Comentários